Alimentação natural para cães

Alimentação natural para cães é uma tendência que cresce à medida que os tutores de cachorros reconhecem os resultados positivos das comidas naturais e passam a divulgar para outros tutores.

Eu alimento meus cães com comida caseira natural e posso assegurar que os efeitos na saúde deles são espetaculares.

 

Alimentação natural para cães: menos doenças, mais longevidade

Se você tem mais de quarenta anos, deve ter reparado que os cães estão vivendo menos. Quando eu era criança, os cães viviam quase 20 anos, às vezes até mais.

Frequentemente encontro com vizinhos passeando com seus cachorros. É muito comum se queixarem de que seus cães têm alergias, são diabéticos ou estão com câncer. Hoje em dia, com dez anos, a maioria dos cães tem a saúde de cães velhos e doentes.

Sabe o que eles têm em comum? Todos comem ração.

 

Alimentação natural para cães ou ração. Qual é a melhor opção para seu cachorro?

Devo lembrar que não sou veterinário. Busco informações em textos e vídeos de veterinários brasileiros e estrangeiros consagrados em suas especialidades em Nutrologia Veterinária.

Não sou contra a alimentação com ração de boa qualidade. Ocorre que a legislação brasileira que regula a fabricação de ração para cães e gatos não é nada rigorosa quanto à qualidade. Permite, por exemplo, a quantidade absurda de carboidratos de 51% em sua composição.

Ou seja, a metade da composição do alimento destinado a um animal carnívoro como o cachorro é composto por carboidratos, pouco absorvido pelo seu organismo.

A legislação permite, também, uma quantidade elevada de agrotóxicos, corantes, além de ingredientes como soja e milho, nocivos para saúde do seu animal. Não é por acaso que o câncer e doenças renais em cães são tão comuns atualmente.

 

Quando dar ração para seu cão?

Há uma infinidade de tipos de ração para cães. Ração para cães diabéticos, idosos, filhotes, cães peludos, cães de apartamento, etc. A ração é prática e muito rápida no preparo, basta colocar no prato do seu cachorro.

A ração é uma boa opção para levar em viagens com os cães, pois não estraga, não tem cheiro forte e os cães fazem pouca sujeira ao consumi-la.

Alimentação natural para cachorro exige tempo de preparo e conhecimento do tutor, portanto, se você não tem tempo nem conhecimento sobre o assunto, é melhor oferecer uma ração de qualidade.

 

Quando dar comida natural para cães? Principais vantagens

Se você tem tempo e pretende adquirir conhecimento sobre dieta natural para cães, então comece a alimentar seu amigo canino com alimentos naturais que irão garantir para ele uma vida longa, saudável e feliz ao seu lado.

 

Alimentação natural previne doenças

A prevenção a doenças, segundo especialistas em nutrologia veterinária, é a principal vantagem da alimentação natural sobre a ração industrializada. A dieta natural permite uma personalização ainda maior em relação a ração. Por exemplo, se seu amigo canino é de uma raça propensa à problemas nas articulações, nada melhor do que fazer uma dieta direcionada à prevenção dessa doença.

 

O fim das alergias

Muitas alergias em cães são causadas por compostos encontrados nas rações e pelas picadas de pulgas. Em ambos os casos, a alimentação natural pode ser a solução do problema.

Eu resolvi a alergia da minha doce Bichon Frisé com alimentação natural. Ainda não tenho certeza se a alergia que a fazia coçar suas costas até criar ferida era causada pela ração ou pelas pulgas, estas jamais eliminadas pelos comprimidos e outros produtos anti-pulgas.

O fato é que segui as instruções dos textos do site Cachorro Verde, especializado em alimentação natural para cães e gatos. O resultado foi fantástico: ela nunca mais teve problemas com alergias.

 

Diga adeus às pulgas

Antes de descobrir a eficácia da alimentação natural específica para combater as pulgas, eu usava talcos antipulga, sabonetes, coleiras, comprimidos. Nada resolvia aos ataques desses saltitantes chupadores de sangue. Até que descobri em um dos sites de Veterinários especializados em alimentação natural para cães que o ALHO é um excelente repelente de pulgas. Porém, faço um alerta: não comece a oferecer alho a seu cão sem saber o que está fazendo, pode ser perigoso para ele!!!!

Os benefícios do alho na alimentação canina vai além do combate as pulgas e merece um artigo exclusivo para falarmos sobre ele, por isso não vou me estender sobre esse assunto.

 

Seu cão mais hidratado

Já notou o quanto de água seu cão bebe após comer ração? Ele bebe muito porque a ração seca contém apenas 10% de água enquanto que a alimentação natural pode conter 80% e isso sem falar nos caldos também recomendados pelos Nutrólogos Veterinários.

A Dra. Sylvia Angélico, médica-veterinária (CRMV-SP 29943), do site Cachorro Verde, menciona em seu artigo que o baixíssimo teor de umidade na ração seca pode causar um estado de sub-hidratação nos cães, especialmente em gatos, que sobrecarrega os rins.

 

Atenção ao optar pela Alimentação Natural para Cães

Acredito que você deva ter concluído que a comida natural para cachorro seja uma ótima ideia para que seu cão viva feliz e por muito tempo.

Porém, você precisa estar atento a estes detalhes:

 

Dieta balanceada

Talvez seja nessa parte que muitos tutores erram na alimentação saudável para cães. Compor um prato balanceado não é tão simples como parece. Existe uma proporção entre carnes, ossos, legumes e vísceras.

 

O que seu cão não pode comer

Há muitos alimentos que são proibidos para cães. Você pode ver alguns deles neste vídeo do Dr. Edgar Gomes, Veterinário especializado em comida natural para cães, a respeito das frutas proibidas.

Alguns alimentos antes considerados proibidos, como o alho por exemplo, saíram da lista dos alimentos que fazem mal à saúde do seu cão.

 

Dietas naturais para seu cachorro

Antes de escolher uma dieta natural para seu cachorro, lembre-se desta frase da Dra. Sylvia Angélico, médica-veterinária (CRMV-SP 29943) da Cachorro Verde: “entre uma dieta caseira grosseiramente não balanceada e uma ração, prefira sempre a ração”. Portanto, CONSULTE UM VETERINÁRIO!!!!

As dietas mais conhecidas para cães recomendadas pelos veterinários especializados são:

  1. Dieta Cozida
  2. Dieta Crua Sem Ossos
  3. Dieta Crua Com Ossos